sexta-feira, 12 de outubro de 2007

MULHERES CAMPONESAS E INDIGENAS

Mulheres camponesas e indígenas se reunirão em Assunção


Sob o lema "Kuña joaju pu'aka oi hagua saso ha tekojoja" (Mulheres unidas pela liberdade e igualdade) será iniciado o IV Congresso Nacional Ordinário da Coordenação de Organizações de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Indígenas (Conamuri), nos dias 14 e 15 de outubro de 2007, em Don Bosco, localizado na rua Cedro y Ecuador, a três quadras do Terminal de ônibus de Assunção. Esta atividade acontecerá dentro das celebrações do Dia Internacional da Mulher Rural.
No IV Congresso, participarão mulheres camponesas e indígenas pertencentes às organizações de base de todo o país, que formam a Conamuri, organização que luta pela construção de uma sociedade sem discriminações de gênero, etnia e classe, e que promove a articulação dos setores populares há quase 8 anos.
O Congresso tem como objetivos analisar a situação política, social econômica e cultural do país; assim como a realidade das mulheres rurais e indígenas neste contexto; e estabelecer linhas de ação para os próximos dois anos. Também se elegerá a nova direção da organização e se comemorará o oitavo aniversário da Conamuri.
Após o Congresso, no dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, as mulheres da Coordenação realizarão uma marcha que partirá da Praça Itália, com os lemas "contra os agronegócios e pela soberania alimentar", e estenderão esta convocatória a toda a cidadania interessada.
A Coordenação considera que as desigualdades que afetam as mulheres camponesas e indígenas serão agravadas pela invasão do agronegócio. Magui Balbuena, do comitê organizador do Congresso, afirmou que os agronegócios, interessados em gerar combustíveis de nossos alimentos para satisfazer aos mercados dos Estados Unidos e Europa, trarão conseqüências gravíssimas às nossas famílias, nossas terras e ao ambiente, e o aumento da fome e das necessidades de nosso povo em geral".

http://www.adital.com.br

Nenhum comentário: