quarta-feira, 24 de outubro de 2007

VAMOS TODOS CELEBRAR O FOGO NOVO

PELA PRIMEIRA VEZ EM 500 ANOS SE CELEBRARÁ O ACENDER DO FOGO NOVO EM MAIS DE VINTE LOCALIDADES DO MÉXICO E DO MUNDO.

O que é a Festividade do Fogo Novo?

O Fogo Novo era a mais importante cerimônia calendárica realizada pelos povos do Mexico Antigo.


Quando é celebrado?

Todo ano, no momento em que as Plêiades alcançavam o centro do céu a meia noite. E isto, atualmente ocorre entre 19 e 20 de novembro.


O que representa esta Cerimônia?

Representa o renascimento do Fogo Cósmico e a abertura de um Novo Ciclo. Oportunidade para recapitular a sua existência e fazer votos para o futuro.


Porque empregavam as Plêiades como sinal desta Cerimônia?

As Plêiades, como o resto das estrelas, tem um movimento de rotação aparente pelo céu de aparente 26.000 anos de duração. De maneira que é um excelente sinal para orientar nosso planeta com respeito ao Centro da Galáxia. Ao escolher as Plêiades, os antigos mexicanos estavem simbolizando o alinhamento dos seres humanos com o cosmos.


A cada 52 anos?

Não. O alinhamento com as Pleiades ocorre todo ano, de modo que é uma cerimônia anual. Porém a cada 52 anos era feita uma festividade maior, pois é dentro deste lapso de tempo em que coincidem o Ano Sagrado e o ano Civil da mesoamérica.


Como era feita esta Cerimônia antigamente?

Cinco dias antes que as Plêiades passassem pelo meio do céu a meia noite, todos os fogos eram apagados e se retiravem para viver em cabanas de ramas ou tendas ao ar livre. Durante este tempo comiam apenas vegetais crus, em sinal de purificação e para manter contato com a natureza.

Uma vez que as Plêiades ascendiam ao zenit, uma sacerdotiza acendia um grande fogo no cume de uma montanha, ou pirâmide, e as pessoas presentes levavam com velas, archotes,este fogo para suas casas.


Porque recuperar hoje esta tradição?

Porque o Fogo Novo é o emblema, o Simbolo, de uma Identidade Profunda da alma do povo das américas antes da imposição da Cultura Européia, Ocidental. É algo que nos conecta com nossas Origens e Essencialidade.

Nenhum comentário: